Organização em Rede – Como são e como funcionam.

Compartilho o livro Organização em Rede – Como são e como funcionam. Logo abaixo uma descrição sobre o livro.

Sobre o livro.

Este livro apresenta um enfoque crítico abrangente das relações que se dão no sistema mundo do capitalismo, no atual processo de globalização e de crise sistêmica, com atenção especial às relações empresariais em rede ou das organizações reticulares. De forma coloquial e didática expõe os conceitos e princípios básicos das empresas de transposição de fronteiras (TEAMNETs) com vistas a seus funcionamentos. Sob essa ótica, investiga, os fundamentos do direito comercial internacional, dos arranjos produtivos locais no fluir das organizações em rede, inclusive a tendência dos estados nacionais inserirem-se nos megablocos econômicos tanto de integração quanto de livre comércio. Busca, também, abrir espaço para o conteúdo andragógico-pedagógico, como disciplina, nos cursos de Comércio Exterior, Administração, Ciências Econômicas, Direito, Relações Internacionais, Marketing e Negociações Internacionais nas escolas de nível superior e de pós-graduação no Brasil. Sua publicação só foi possível pelo generoso patrocínio da Dra. Milena (Médica endocrinologista) e do Advogado Fabrício Azevedo.

 

 

 

PRÉFACIO

 

A publicação do presente livro se deu pela inspiração de um artigo na Gazeta Mercantil de 18/08/2005 escrito por Sérgio Buaiz, na época membro do Comitê de Relações Acadêmicas da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) e Diretor da Chance Network intitulado “Crescimento das vendas diretas”.

Ao ler e mostrar-me aquele texto Geraldo externou  sua vontade e seu projeto de juntar e reelaborar várias anotações de suas aulas e palestras (proferidas em diferentes instituições de ensino ou não) sobre organizações em rede ou organizações reticulares para reacender esse termo usado por Peter Drucker em “Administrando em tempos de grandes mudanças”.

Naquele artigo, Buaiz buscava “uma aproximação mais efetiva com as principais instituições de ensino do País, com a intenção de incentivar a criação de uma cadeira de vendas diretas ou mesmo pós-graduação nas faculdades de administração de empresas”.

Como lido com o sistema de distribuição em multinível incentivei e dei todo o apoio a Geraldo que não só teve, mas insistiu em seu propósito de ir além das vendas diretas e abordá-las à luz das organizações reticulares de transposição de fronteiras-TEAMNETs.

Sua pretensão é a de trazer para discussão acadêmica ou não tão importante segmento empresarial não somente do ponto de vista da administração, mas, principalmente, da economia política e das ciências políticas em um contexto crítico abrangente sabendo ele que elas são, no Brasil, muito pouco conhecidas, estudadas e divulgadas.

Dessa forma, acredito que Geraldo, neste seu livro, não somente traz um substantivo conteúdo andragógico/pedagógico  (educação e didática para adultos) com vistas aos cursos de administração, comércio exterior, relações internacionais, ciências econômicas, ciências políticas, direito, história, publicidade e propaganda, marketing e outros.

Sobre o capítulo “o que são vendas diretas e o que é multinível (MLM)”? tive a alegria de receber da Professora M.Sc. LILIANA ALVES COSTA, que é autora da Dissertação de Mestrado “O sistema de marketing de rede: uma estratégia de ação mercadológica” (254 p.) defendida brilhantemente por ela, (tendo como orientadora a Professora Dra. Maria Schuler),   em Porto Alegre na UFRGS, e pelo que sabemos com os aplausos de Sérgio Buaiz na época membro da ABEVD. Vejamos, pois, o que escreveu LILIANA AVES COSTA, a título de prefácio, deste livro e especialmente sobre aquele capítulo.

 “No Brasil a literatura de marketing de rede ou multinível (MLM) é bastante limitada. Apesar de uma participação expressiva no setor, pouco material existe sobre o assunto. Observamos a necessidade de uma obra que tratasse o assunto de forma abrangente, com enfoque nas questões mercadológicas e econômicas.

Esta obra destaca desde a visão sistêmica do mundo capitalista ao entendimento do desenvolvimento da venda direta pelo sistema de marketing multinível, permitindo absorver gradativamente o conteúdo deste livro, por sugestões ou observações do autor nos assuntos apresentados. A distribuição dos capítulos, seguida de uma seqüência lógica, é uma metodologia facilitadora do aprendizado. A partir de uma visão geral e prática de como as organizações em rede se constituem, destaca-se a abordagem de vários tópicos que compõem tais organizações.

Atualmente percebe-se que muitas empresas não conseguem uma sustentabilidade na vantagem competitiva. Muitas alcançaram momentos de superioridade temporária em seus mercados de atuação, provavelmente por um novo produto ou por uma campanha de marketing bem sucedida. Mas isto não resultou em algo contínuo e em longo prazo.

Esse livro é sobre uma vantagem que não possui fim. É sobre alcançar mais consumidores usando canais de vendas para encontrá-los onde e como eles desejam realizar o negócio. É sobre a mudança de transações de vendas para canais de custo baixo em ordem a reduzir os custos de vendas de uma organização. É sobre o aprimoramento do processo de retenção e satisfação do consumidor, oferecendo-lhes meios mais flexíveis para realizar a transação. Finalmente, é sobre o uso de canais de vendas para um crescimento rápido em receita, lucratividade e participação de mercado. Através deste livro, se obtém todos os fatos sobre como e o que as empresas fizeram para almejar essa vantagem e os resultados alcançados. Ao longo da leitura, o autor fornece ferramentas, conceitos e idéias do sistema em suas iniciativas estratégicas em rede.

Este livro, indicado para empresários, profissionais atuantes e acadêmicos, fornece ao leitor um grande passo ao entendimento dessas organizações em rede ao uso de seus conceitos para o crescimento e obtenção de uma vantagem competitiva. Muitos questionam sobre como iniciar uma empresa de marketing multinível; como tornar um negócio lucrativo ou como tornar a empresa atual em um sistema de rede multinível. Mesmo as grandes empresas que operam em outro canal de distribuição desejam testar e ver como o canal de marketing de rede possa favorecer ou acrescentar seu canal de distribuição. Outros empreendedores da arena internacional também estão visando em participar desse canal. Não somente pelo sucesso de inúmeras empresas, mas visualizam a facilidade na forma de colocarem seus produtos no mercado.

A intenção desse livro é de satisfazer a curiosidade e responder tais questionamentos. Também proporcionará às pessoas envolvidas no negócio uma reavaliação de suas estratégias. Serve ainda como guia para iniciar e construir uma empresa legítima de marketing multinível. Eu acredito que este livro irá proporcionar conhecimentos valorosos ao leitor, oferecendo extensos subsídios ao amplo entendimento sobre marketing multinível (MLM).

Sendo realizada sua leitura, componentes das organizações em rede se tornam evidentes, demonstrando sua estrutura de liderança com valores comuns compartilhados entre pessoas no âmbito local e global. Eu me sinto honrada em participar desta análise, podendo dividir os resultados significativos deste aprendizado com você leitor. Minha expectativa é que este aprendizado sirva como guia para as empresas e seus distribuidores, viabilizando, ainda, novos estudos na divulgação desta grande tendência organizacional, o marketing multinível”.

 

Após essas opiniões da Professora de cursos de graduação e de pós-graduação em Campo Grande/MS a M.Sc. Liliana Alves Costa, lembro aos leitores que Geraldo, além de estudar e externar seus pontos de vista sobre os paradigmas das ciências, sobre a economia mundo e o sistema mundo capitalista, trata, no tópico das TEAMNETs, dos enfoques do direito comercial internacional, da terceirização e da logística, das empresas associativas, principalmente, cooperativas como elementos da terceirização no Brasil, das joint venture e das franquias.

Vale destacar no livro de Geraldo sua visão sobre o que são empresas de transposição de fronteiras (TEAMNETs) e sua contextualização sobre arranjos produtivos locais (APL) e, muito em particular, a metodologia de projetos, criada por ele. Chamo a atenção, também, para sua extensa bibliografia.

Recomendo àqueles interessados por tão importante proposição de Geraldo a leitura do livro de forma a perceberem ou contextualizarem os capítulos apresentados, de maneira sinótica, porém, muito abrangentes quando apreendem a realidade em sua complexidade com uma visão holística e sistêmica singular.

Mauricéa Marta B. Wanderley de Aguiar

Geógrafa e M.Sc. em Desenvolvimento Urbano pela UFPE, Professora Universitária e, hoje, Distribuidora Independente da Herbalife.

Deixe um comentário