LEITURAS SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
APRESENTAÇÃO
O propósito do autor nestas Leituras Sobre Planejamento Estratégico é buscar os elementos e categorias básicas para seus leitores e alunos pensarem criticamente do ponto de vista do planejamento estratégico e de sua importância desde o nível do estado, do governo (com organizações estatais, para-estatais e públicas) até as organizações sejam elas empresariais ou da economia social-comunitária ou solidária. É, na prática, a continuação dos seus escritos “Textos sobre economia política e desenvolvimento”.
Nas Leituras o ledor verá que o autor, para a proposição supracitada, teve em mente distintos caminhos (métodos) até chegar a uma metodologia de pesquisa bibliográfica para atingir a sua imagem objetivo. Para tanto, desenvolveu um plano de trabalho (técnica) que facilitasse, ao máximo, o entendimento do leitor.
Esta foi à razão de ter feito para a inteligibilidade e compreensão das Leituras uma Introdução com objetivo de situar o ledor na disciplina quanto ao: planejamento normativo e situacional; governar e administrar sistemas complexos; o plano; a governabilidade e administração e a capacidade de governança para, em seguida, tratar do seguinte conteúdo:
a) Planejamento Estratégico Situacional não somente quanto ao seu objeto, mas também, aos requisitos, princípios, recursos de cálculos, análises dos problemas, análises e enfrentamentos dos problemas e o tempo nos problemas.
b) Os Momentos no Sistema de Planejamento Estratégico com vistas ao: momento explicativo; momento normativo tendo em vista: projetos de ações e operações; tipos e avaliações de operações; estruturas modular de um plano de governo; o momento estratégico a partir da: estratégia principal e tipologia de estratégias; triângulo estratégico; operações pela via de confrontações e, finalmente, o momento tático operacional.
c) O Planejamento da Ação Política Segundo a ESG com objetivo de informar, de forma sinótica, ao leitor sobre quem planeja estrategicamente o Estado Brasileiro por força da Lei 785 de 20/08/1949, ainda, vigente no Brasil.
d) Aspectos Metodológicos do Planejamento Estratégico Econômico, Social e Ambiental Sustentável onde são apresentados as categorias e os tópicos que compõem a matriz de análise.
e) Orientação para Formulação do Plano Diretor Municipal, também, com o propósito de situar o aluno quanto à Lei 10.257 de 10/07/2001 ou Estatuto da Cidade que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal. Para tanto, se mostra a orientação do Estatuto, o escopo técnico metodológico do plano diretor, a formulação do plano diretor e a proposta técnica do plano diretor municipal. Este capítulo trata, ainda, da gestão do desenvolvimento sustentável.
f) Estratégias de Negócios Empresariais ou Organizacionais aonde além do pensamento estratégico organizacional se mostra: os vetores do plano estratégico empresarial ou organizacional; os aspectos estratégicos dos negócios; a gestão e controle do planejamento estratégico da empresa ou organização e o orçamento no planejamento estratégico situacional de uma empresa ou organização e o Planejamento em TEAMNETs (Empresas de Transposições de Fronteiras) onde se procede a leitura da atuação empresarial na complexidade das redes.
Em todo o conteúdo o autor perseguiu a teoria da complexidade para externar suas idéias e maneiras de proceder às análises e sínteses de problemas.
Vale lembrar e salientar que as presentes Leituras sobre planejamento estratégico, são desdobramentos do trabalho do autor intitulado “Textos sobre economia política e desenvolvimento” cuja bibliografia é comum a ambos os trabalhos.
Geraldo Medeiros Aguiar, meu mentor, extremamente importante, se deseja ter um olhar de plenitude, muito em particular quando atingiu a maturidade dele.